Campanha da Proext destaca importância da saúde mental

A campanha #contecomigo chama a atenção para a saúde mental durante o isolamento social

Aliando esporte e saúde mental, a campanha #contecomigo busca divulgar plataformas institucionais gratuitas de apoio psicológico durante esse período de isolamento social. A iniciativa contará com a ajuda dos bolsistas atletas da Pró-Reitoria de Extensão (Proext/UFRRJ) que vão publicar fotos, vídeos e textos nas redes sociais para promover as plataformas. A campanha começou no dia 4 de maio e terá duração de uma semana.

A equipe que realiza a campanha é multidisciplinar, formada pelos professores do curso de Educação Física, Valéria Pires e Ricardo Ruffoni, pelo psicólogo, doutor em saúde pública e professor do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da UFRRJ Wanderson Souza, pelo técnico desportivo da Proext Thiago Rosa e pelo residente da Proext Moisés Borges, além de alunos e bolsistas de diferentes cursos.

De acordo com Moisés Borges, residente em Iniciação Profissional na área de Gestão Aplicada a Projetos Educacionais que atua com o Desenvolvimento de Projetos Desportivos, de Saúde e Supervisão das Atléticas, nada impede que a campanha seja prolongada. “É possível que ela se estenda e até mesmo acompanhe o período de quarentena”, explicou.

Segundo o psicólogo Wanderson Souza neste momento atípico, o ambiente de incerteza é constante e muito propício para o crescimento de sintomas de ansiedade, brigas intra-familiares com o aumento do convívio, preocupação com o futuro, dentre outras consequências. Por isso, as ações de apoio psicológico disponíveis na Rural são essenciais. “Estas iniciativas são fundamentais para que possamos entender que não estamos sozinhos e que existem coisas produtivas que podemos fazer mesmo neste período de isolamento. Quanto mais visíveis estiverem estas opções de auxílio, maiores as chances da utilização produtiva do nosso tempo”, relatou o professor.

O psicólogo também explicou porque esse tipo de campanha é tão importante em um momento de isolamento social. “Neste momento, muitas pessoas estão se sentindo abaladas psicologicamente. Algumas tiveram seus gatilhos ativados pela situação extrema enquanto outras estão com dificuldade de se adaptarem a rotina diária de convívio e trabalho domiciliar. É claro que a situação está longe de ser agradável, mas podemos focar em tentar tirar o melhor proveito possível frente à adversidade”, contou.

Vale destacar que, dentro da Universidade, existem diferentes propostas de apoio voltadas para grupos específicos, como os alunos que moram nos alojamentos e o corpo técnico da Rural, por exemplo. O professor Wanderson Souza falou um pouco sobre essas iniciativas. “No Departamento de Psicologia temos ao menos quatro professores trabalhando diretamente com apoio psicológico online, além de outras iniciativas não clínicas que estão sendo organizadas neste momento, como debates virtuais e rodas de conversa. Minha proposta pessoal neste período é a de contribuir com essas diferentes ações oferecendo um canal de diálogo e apoio”, relatou. Ele também destacou que além dele existem estudantes de Psicologia no projeto.

Nesse momento de pandemia, tem sido uma preocupação a promoção de oficinas online para que as pessoas possam se ocupar e também se exercitar em suas casas. Agora o cuidado se estende também para divulgar apoios a saúde mental dos alunos. O residente Moisés Borges contou um pouco mais sobre os objetivos da campanha. “É tornar a página @esportes.ufrrj no Instagram um canal de referência para divulgação desses projetos que estão acontecendo, permitindo aos alunos se atualizarem sobre as atividades que fornecem um suporte psicológico pontual, tendo em vista o cenário atual”, explicou.

Thiago Rosa é um dos idealizadores da iniciativa e contou quais são as expectativas. “O que a gente espera é sensibilizar a todos com relação ao momento frágil que nós estamos vivendo. Com isso, esperamos principalmente incentivar as pessoas a buscarem apoio nesses canais de acolhimento psicológico durante esse período”, concluiu o técnico desportivo. É significativo que diferentes projetos promovam a divulgação de outros, criando uma rede entre si em prol da vida coletiva.

 

Conheça outras iniciativas visando a saúde mental dentro da UFRRJ:

 Plantão Psicológico – Suporte Psicológio a pessoas vinculadas a UFRRJ (não é psicoterapia)

Maiores informações clique aqui.

Para se inscrever clique aqui.

RAP (Rede de Atendimento Psicológico) – Atendimento online pra alunos alojados na UFRRJ

Email para agendar primeira entrevista: e-mail: ufrrj.rap@gmail.com

Equipe da Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho (Casst/ UFRRJ)

Atendimento aos trabalhadores da UFRRJ

Para ver o formulário, clique aqui.

Mais informações no Facebook ou  Instagram.

Redes sociais da Companhia de Dança: 

Facebook 

Instagram

Redes sociais para ter acesso as oficinas de lutas:

@lutas.ufrrj

Instagram onde a campanha acontecerá:

@esportes.ufrrj

 

Texto: Comunicação Proext/UFRRJ.


Postado em 08/05/2020 - 20:59
Skip to content