Entrevistas com egressos de Gestão Ambiental estão disponíveis no Instagram

O evento “Pelo mundo: os gestores ambientais da UFRRJ”, iniciativa do Programa de Acompanhamento de Egresso da Graduação em Gestão Ambiental (PAE GA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), dado no período de cinco meses, ao longo da pandemia do Covid-19, chega ao fim. O PAE GA encontra-se inserido no Núcleo de Estudos sobre Trabalho, Políticas e Desenvolvimento (NETPD), coordenado pela Profa. Dra. Julianne Alvim Milward de Azevedo, que conta com o apoio de sua equipe dada pelo Prof. Dr. Irapoan Nogueira Filho e os alunos do curso.

O evento foi dado por entrevistas com os profissionais formados pela UFRRJ – os gestores ambientais –, localizados em diversas localidades do mundo, totalizando 19 convidados oriundos de turmas distintas. Isso com o objetivo de expor suas atividades laborais, suas habilidades e a importância da capacitação de forma contínua, mesmo após o término do curso de graduação. Nesses encontros foram expostas as diversas possibilidades de atuação do gestor ambiental no mundo do trabalho e, sobretudo, os desafios que surgem no contexto de pandemia. Contribuindo, assim, para a promoção da reflexão sobre as aptidões e competências do profissional requerido no mercado de trabalho em constantes mudanças e seu papel dentro das organizações de diversos setores da economia, com vista ao desenvolvimento sustentável. Além de fortalecer o vínculo entre os egressos e os discentes e ampliar a divulgação do curso, para a entrada de novos alunos.

A dinâmica do evento se deu no formato de entrevistas ao vivo – lives na plataforma do Instagram do PAE GA (@pae.ga.ufrrj) –, com duração máxima de 2 horas, com a participação do público. O ciclo de lives teve início no dia 10 de junho de 2020. A abertura do evento contou com a presença dos professores Dra. Julianne Milward e Dr. Irapoan Nogueira Filho, com a apresentação do panorama do mundo do trabalho, tendo como pano de fundo as políticas públicas ambientais e a pandemia. A última live foi realizada no dia 29 de outubro, com a entrevista de uma gestora ambiental e os últimos 30 minutos do encontro foram dedicados à confraternização, com a participação de toda a equipe, os entrevistados e o público.

As vinte lives já se encontram disponíveis na plataforma do Instagram do PAE (@pae.ga.ufrrj) e, mais adiante, estarão no Portal do PAE GA no site do Instituto Três Rios/UFRRJ.

Por Julianne Milward, docente do Instituto Três Rios/UFRRJ.


Postado em 04/11/2020 - 10:15
Skip to content