Fique em casa com cultura, esporte e lazer

A Pró-Reitoria de Extensão (Proext/UFRRJ) oferece diversas oficinas on-line para ajudar a população a enfrentar os dias de isolamento social. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Por meio de plataformas digitais, os oficineiros do Centro de Arte e Cultura (CAC) continuam a dividir saberes artísticos para os interessados em aprender ou reforçar esses conhecimentos. “As atividades artísticas servem como afeto nesse momento de distância”, afirma Paula Lopes, estudante de Pedagogia e supervisora do CAC. “É a tentativa de abraçar, com arte, quem não podemos abraçar fisicamente. Compartilhar uma música, um escrito, uma fotografia… levar arte como distração para um período dolorido e sensível. Potencializar forças para passar por isso!”, complementa.

As atividades físicas também são aliadas do bem-estar. Como praticá-las dentro de casa? Os programas de extensão da Universidade podem auxiliar. “Apresentamos alternativas para atividade física de modo a respeitar as recomendações de órgãos superiores e, também, as medidas de prevenção e cuidados com o corpo”, explica Leonardo Alecrim Braz Santos, formando em Educação Física e oficineiro de slackline do CAC. As oficinas de slackline, por exemplo, acontecem on-line com uma abordagem informativa sobre os temas de esportes de aventura. Além de slackline, por meio dos destaques no Instagram, é possível acompanhar as atividades de dança contemporânea, dança do ventre, desenho, capoeira angola, teclado e musicalização, teatro, fotografia, yoga, artesanato, entre outras.

Já a Escola Popular de Artes, que funciona no câmpus Nova Iguaçu, agora oferta on-line os cursos de canto básico, introdução à teoria musical, bordado livre, introdução à dança, dança livre, dança Kizomba Lady Style, horta agroecológica em pequenos espaços, além de promover via skype o Clube do Livro. As atividades são coordenadas pelo pedagogo e residente de Gestão de Projetos Educacionais da Proext, Nikolas de Azevedo.

O Cine Casulo, cineclube que acontece regularmente no anfiteatro Gustavo Dutra, no câmpus Seropédica, também adequou suas atividades para este momento de isolamento social e promove webdebates todas as quartas-feiras, às 19 horas. A programação é previamente divulgada nas redes sociais.

A Companhia de Dança da UFRRJ promove o projeto #danceemcasacomacia. São vídeos, bate-papos, pesquisas e, claro, muita dança: jazz-funk, jazz, danças sociais, stilleto, ritmos e hip-hop. No Instagram, o perfil Esportes UFRRJ traz informações sobre as modalidades esportivas promovidas pela Universidade, enquanto o Lutas UFRRJ promove lives interativas e oficinas para  aprofundamento em aiki jutsu, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê, muay thai e taekwondo.

Todas estas informações são periodicamente divulgadas nas redes sociais da Proext. Um resumo está disponível na seção Iniciativas, no site especial da Universidade para o período da pandemia de Covid-19. Clique aqui para acessar, escolha a sua atividade preferida e participe!

Texto: Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.

Postado em 05/05/2020 - 11:34