Iniciativas da UFRRJ


O projeto ‘Ações de educação popular em saúde em período de pandemia pela Covid-19’, cadastrado na Pró-reitoria de Extensão (Proext/UFRRJ), promove ações para o combate às fake news (notícias falsas) sobre a doença.

Os  coordenadores do projeto são os professores do Instituto de Veterinária (IV), Tiago Marques, Carlos Alexandre Matias e Isabele Angelo. Eles orientam os 59 residentes dos Programas de Residência Profissional na Área da Saúde – Medicina Veterinária da UFRRJ que estão participando da iniciativa.

Página do projeto no Instagram: @residencia.iv.ufrrj 

Para saber mais,  acesse: http://coronavirus.ufrrj.br/residentes-em-medicina-veterinaria-combatem-noticias-falsas-sobre-covid-19/

A iniciativa de produção de álcool em gel 70% e de sabonete líquido é coordenada pelas docentes do curso de Farmácia da UFRRJ, Jaqueline Rocha Borges dos Santos e Luciana Macedo Brito.

A manipulação dos produtos acontece no laboratório do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS/UFRRJ).

O trabalho das professoras recebe apoio do PET Saúde Interprofissionalidade da UFRRJ; e tem auxílio financeiro da Associação de Docentes da UFRRJ (Adur) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), por meio da chamada pública “Programa de Ações Estratégicas de Enfrentamento da Pandemia Covid-19”.

O projeto aprovado na Proext chama-se “Articulação de saberes ao desenvolvimento de ações educativas, de lazer, para acolhimento e conhecimento sobre a pandemia de COVID-19 causada por SARS-CoV-2 à comunidade acadêmica e à população da Baixada Fluminense”, também chamado de “Frente Única da UFRRJ contra o coronavírus”.

A iniciativa Comunicação e Alimentação é uma ação do Projeto de Extensão Comunicação e Conscientização que, neste período da Covid-19, passou a construir também a Brigada de Comunicação Popular do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no Rio de Janeiro. Nesse sentido, essa ação articulada entre a UFRRJ e o MPA tem o objetivo de reunir e divulgar informações sobre sistemas populares de abastecimento de alimentos em meio à pandemia do novo coronavírus.

Produzimos boletins semanais sobre ações de comercialização e de doação de alimentos provenientes da agricultura familiar e camponesa da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, divulgando informações sobre como participar e contribuir com estas iniciativas.

Equipe de trabalho: 

Bruna Távora | Professora de Jornalismo da UFRRJ e Coletivo de Comunicação do MPA

Cristina Flores | Coletivo de Comunicação do MPA

Cecília Figueiredo | Professora de Jornalismo da UFRRJ

Thallys Braga | Bolsista Biext e aluno do curso de Jornalismo da UFRRJ

Isabela dos Santos Barros | Aluna do curso de Jornalismo da UFRRJ

Victória Santana | Aluna do curso de Jornalismo da UFRRJ

Especialista em Ciência e Tecnologia de Alimentos, a professora Elga Batista da Silva, do Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria/ICSA, ensina a preparar receitas nutritivas com aproveitamento integral dos alimentos e outras estratégias para promover uma alimentação mais equilibrada.

O projeto integra a Frente Única de Combate ao Coronavírus da UFRRJ e os vídeos podem ser assistidos no canal oficial da Universidade no YouTube.

Em um cenário de desinformação e fake news, ganham força nas universidades públicas iniciativas voltadas à popularização da ciência. É neste contexto que atua o grupo de trabalho História & Saúde, formado por professores e estudantes do Instituto Multidisciplinar (IM), câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ.

“O grupo produz material educativo articulando o conhecimento histórico sobre as doenças e as epidemias ao longo do tempo, visando conscientizar em relação aos cuidados com a saúde, a prevenção às doenças, a valorização da ciência e as  fontes de informação seguras”, explica Mônica Martins, professora do Departamento de História do IM/UFRRJ e coordenadora do projeto.

A proposta dos pesquisadores inclui a publicação diária de cards nas redes sociais. “As informações são divulgadas de forma didática e de fácil compreensão para as pessoas de várias faixas etárias e níveis de conhecimento”, afirma a docente. A diagramação do material é realizada pela designer Juliana Affonso, técnica-administrativa da Universidade.

O projeto integra a Frente Única de Combate ao Coronavírus da UFRRJ, que desenvolve ações em múltiplas áreas durante o período da pandemia de Covid-19. A equipe do História & Saúde é composta pelos docentes Mônica Martins (DH/IM), Marcelo Berriel (DH/IM), Elis Regina Barbosa (DAT/IM), Pedro Parga (PNPD/PPHR), Luis Guilherme Kalil (DH/IM), Raquel Anne Assis (DH/IM) e pelos estudantes de pós-graduação e de graduação Fabiane Lima (PPGPACS), Edite Moraes (PPHR), Marina Soares (PPHR) e Lucas Amaral (História/IM).

“O acesso à alimentação adequada em tempos de pandemia da Covid-19. Levantamento e Monitoramento das políticas e ações sociais na Baixada Fluminense” é uma iniciativa do Observatório de Direitos Humanos do Instituto Multidisciplinar (IM), inscrito no “Programa de Ações estratégicas de enfrentamento da pandemia Covid-19”. O projeto envolve a comunidade discente do IM e o público em geral da Baixada Fluminense, de modo a garantir informações fidedignas e oportunas no momento de crise.

O projeto é coordenado pela professora do Departamento de Ciências Jurídicas Débora Roland,  que também lidera o Observatório.

O Programa de Ações estratégicas de enfrentamento da pandemia Covid-19 foi lançado pela Pró-Reitoria de Extensão em 6/4/2020.

 

O Projeto “Articulação de saberes ao desenvolvimento de ações educativas, de lazer, para acolhimento e conhecimento sobre a pandemia de COVID-19 causada por SARS-CoV-2 à comunidade acadêmica e à população da Baixada Fluminense” nasceu a partir da iniciativa do PET Saúde-Interprofissionalidade, que vinha desenvolvendo materiais informativos especialmente sobre a área de atuação (saúde) desde o começo da pandemia e a suspensão das aulas na UFRRJ. O convite do PET foi divulgado pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) nas redes sociais.

Com objetivo de desenvolver e distribuir informações importantes no contexto, a partir de 25/3, professores, técnicos e estudantes de várias áreas formaram um grupo chamado “Frente Única contra o Coronavírus na UFRRJ”. Cada subgrupo, em sua área de atuação, começou a produzir materiais de educação, orientação, monitoramento e divulgação científica sobre alimentação, cuidados com saúde, trabalho remoto, lazer, cuidados com o ambiente, cultura, história etc. com publicação em canais próprios e/ou nos administrados pela CCS.  Com a chamada pública da Proext  para o“Programa de Ações Estratégicas de Enfrentamento da Pandemia COVID-19”, a Frente Única teve o projeto aprovado e foi registrado institucionalmente.

Os eixos são: Comunicação, Saúde, Cultura e meio ambiente, História,  Ciências Econômicas e Sociais e Tecnologias.  Os coordenadores são: Alessandra P. de Carvalho (ICHS), Elga Batista da Silva (ICSA), Jaqueline Rocha Borges dos Santos (ICBS), José Cláudio Souza Alves (ICHS), Mônica Martins (IM)  Sérgio Manuel Serra da Cruz (ICE), Vanessa Maria Basso (IF), e Vânia Madeira Nunes Policarpo (CAIC).

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito da UFRRJ, câmpus Seropédica, oferece serviço de consultoria jurídica online para a comunidade acadêmica e sociedade civil. Dúvidas relacionadas ao cumprimento de obrigações como pagamento de mensalidades, aluguel, energia elétrica, entre outras, podem ser enviadas ao e-mail praticajuridica.ufrrj@gmail.com. Quem preferir pode acessar as redes sociais do NPJ:

Facebook: Núcleo de Prática Jurídica – UFRRJ

Instagram: @npjrural

Coordenado pela professora Gabriela Quinhones de Souza, o Núcleo tem sede no bairro Ecologia (Alameda Prof. Wandemar Raythe, nº 02), em Seropédica.

Esta iniciativa foi noticiada em nosso portal em 31/3/2020 http://portal.ufrrj.br/nucleo-de-pratica-juridica-oferece-consultoria-remota-a-comunidade/

A Escola de Extensão é uma iniciativa da Proext e tem como principal objetivo oferecer cursos à comunidade, ampliando a troca de saberes dentro da Universidade, além de levar conhecimento do que se produz internamente ao público externo, fora do ambiente acadêmico. A Escola promete facilitar e ampliar o acesso de todos aos cursos de extensão oferecidos pela UFRRJ, nas mais variadas áreas, fortalecendo a propagação da produção universitária.

Para saber mais sobre os cursos da Escola clique aqui.

Você pode entrar em contato com a Escola de Extensão através do e-mail (eext@ufrrj.br). E para saber todas as novidades de cursos e horários, siga a escola no Facebook  (clique aqui).

O projeto “A Rural está com você” divulgará, por meio de vídeos, os conhecimentos produzidos na Universidade e aplicáveis no cotidiano dos cidadãos durante a pandemia. Os primeiros vídeos mostraram, por exemplo, como fazer sabão caseiro com óleo de cozinha usado, e orientações jurídicas para questões surgidas durante o isolamento social.

Os vídeos produzidos são avaliados pelo grupo que coordena o projeto e publicados pela equipe da Coordenadoria de Comunicação Social no canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/universidaderural

Os professores da Universidade interessados em participar do projeto precisam entrar em contato pelo e-mail ruralcomvoce@gmail.com para obter mais informações.

O participante do projeto deverá produzir vídeos de no máximo 3 min. Basicamente, no vídeo ele deve: se apresentar dizendo nome e cargo; apresentar sua pesquisa e/ou algum benefício dela; além de ter atenção com o ambiente onde gravará (luz e som) e colocar o enquadramento na horizontal.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: ruralcomvoce@gmail.com para receber outras orientações em relação à construção do roteiro (ordem das informações do vídeo) e à captação do áudio/som.

Os vídeos produzidos no projeto estão disponíveis nas páginas oficiais da Rural no Facebook e no Instagram, além disso também foi criada uma playlist exclusiva no canal oficial da UFRRJ no YouTube para agrupar os conteúdos.

Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Desenvolvimento (PPGER/UFRRJ) está publicando uma série de boletins “COVID-19: Notas do PPGER em relação à Economia do Estado do Rio do Janeiro”.

Para acessar os boletins, visite http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppger/

A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da UFRRJ está oferecendo diversas atividades online para a comunidade acadêmica. Veja abaixo:

Webdebates do CineCasulo

Os Webdebates do CineCasulo ocorrem toda quarta-feira, às 19 horas. Os debates online são abertos a todo o público.

Redes Sociais do CineCasulo:

Facebook do CineCasulo

Instagram: @cinecasuloufrrj

 

Esporte e Lazer em Casa

Os bolsistas de esportes e dança começaram a produzir vídeos para que as pessoas possam continuar a se movimentar mesmo que seja na sala de suas casas. São cerca de 16 atividades oferecidas online durante a quarentena.

Redes sociais para ter acesso às oficinas de dança, lutas e outros esportes:

Facebook da Companhia de Dança da UFRRJ

Perfis no Instagram:

@esportes.ufrrj

@ciadedancaufrrj

@lutas.ufrrj

 

Centro de Arte e Cultura (CAC) promove atividades artísticas e culturais

São 18 oficinas disponíveis por meio do IGTV (plataforma do Instagram voltada exclusivamente para vídeos), de vídeos publicados no feed (página em que os usuários têm acesso às atualizações e postagens) do Instagram, no canal do CAC no Youtube e também via grupo do Whatsapp ou Skype. Estão disponíveis oficina de violino, mini oficina de dança do ventre, oficina de teclado e musicalização, oficina de teatro, slackline e práticas corporais, oficina de piano, de desenho entre outras.

Redes Sociais do CAC:

Facebook CAC 

Instagram @cac.ufrrj

 

Escola Popular de Artes (EPA) oferece atividades culturais

No Instituto Multidisciplinar (IM), o câmpus da UFRRJ em Nova Iguaçu, quem coordena as atividades culturais e artísticas é a Escola Popular de Artes (EPA). A EPA elaborou diversas atividades como: tutorial de bordado em papel Kraft, dança livre para iniciantes, clube do livro, minicurso de horta agroecológica, minicurso de canto básico, tutorial de bordado para iniciantes, entre outras. O pedagogo e residente de Gestão de Projetos Educacionais da Proext Nikolas de Azevedo é quem está coordenando as oficinas.

Redes sociais da EPA:

Facebook da EPA

Instagram @escolapopulardeartes

A equipe de fisioterapia da Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CASST/Progep) realizará teleatendimento no período da quarentena.
 
Os trabalhadores da UFRRJ que tiverem interesse deverão preencher o formulário no link http://abre.ai/fisio-casst e aguardar confirmação de agendamento.
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para casst-progep@ufrrj.br

A equipe de psicologia da Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (Casst/UFRRJ) vai atender remotamente os trabalhadores da Universidade que necessitarem de apoio durante o período de quarentena.

Inscrições pelo formulário disponível em http://abre.ai/casst

Mais informações em:

facebook.com/casstufrrj/

instagram.com/casstufrrj/

O Núcleo de Prática Jurídica do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ (NPJUR/IM/UFRRJ), está  dando início a um projeto inovador, em tempos de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus que assola o mundo.

Em parceria com o Grupo de Pesquisa Diálogos – na linha Direito Civil Além do Judiciário e sob a coordenação das professoras Ana Paula Bustamante e Lívia Pitelli Zamarian Houaiss, o NPJUR do IM vai esclarecer neste período, de forma gratuita, diversas dúvidas que estão surgindo acerca do pagamento de aluguéis, interrupção do fornecimento de água e energia elétrica por falta de pagamento, visitação de filhos de pais separados, guarda compartilhada, direitos trabalhistas (como redução de jornada de trabalho, licença para tratamento de saúde), dentre outros.

A orientação jurídica será prestada de forma online a sociedade civil e à comunidade acadêmica da UFRRJ sobre dúvidas relativas também aos direitos do consumidor, cumprimento de contratos no atual período da quarentena, direito de família, etc.

Para usufruir desse atendimento gratuito e online do Núcleo de Prática Jurídica do IM/UFRRJ (NPJUR/IM/UFRRJ), basta enviar sua dúvida para o e-mail npjurimcovid19@hotmail.com

Sob a orientação das professoras Ana Paula e Lívia, os alunos vão responder às dúvidas dos interessados, gravando um vídeo em linguagem simples e direta. As respostas serão postadas na página do Instagram do NPJUR/IM (@npjurim_UFRRJ ), no prazo médio de 72 horas.

O projeto de atendimento jurídico gratuito e online do NPJUR do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ terá a mesma duração do período de suspensão das atividades letivas da universidade, em razão do isolamento social.

A comunidade universitária da UFRRJ pode solicitar atendimento on-line ao Plantão Psicológico durante o período de pandemia. Para ter acesso ao serviço, é preciso preencher um formulário neste link: https://bit.ly/33ZVpV2

projeto Plantão Psicológico é coordenado pelas professoras Carla Vicente e Luciene Rocinholi, do curso de Psicologia, Instituto de Educação.  Trata-se de um atendimento imediato dirigido à escuta clínica dos diversos sentidos do sofrimento psíquico em situação emergencial ou eventual. A proposta não é realizar psicoterapia, mas oferecer escuta e acolhimento às pessoas em momentos de crises.

Diante das medidas de segurança impostas pela pandemia do novo Coronavírus, o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar da UFRRJ implementou, em parceria com a Emater-Rio, um sistema de compras de cestas de alimentos da agricultura familiar da região da Baixada e Centro-Sul Fluminense.

O objetivo é manter a comercialização dos produtos, garantir a geração de renda para as famílias e fazer com que os alimentos cheguem até os consumidores, mesmo com a suspensão temporária das feiras. Com isso, o Programa de Fortalecimento busca unir as duas pontas da cadeia de produção de alimentos (agricultores e consumidores) de modo seguro e solidário.

A compra das cestas pode ser feita no site: fafrural.com.br

Para mais informações, visite http://portal.ufrrj.br/ufrrj-implanta-sistema-para-compra-de-cestas-de-produtos-da-agricultura-familiar/

A UFRRJ está produzindo álcool 70º desde 23 de março, por meio do trabalho voluntário do grupo ‘70 Rural’, que reúne servidores de diversos institutos. Como resultado, a instituição distribuiu, entre os dias 23 de março e 3 de abril, mais de 1.200 litros de álcool 70° líquido para as comunidades interna e externa. Unidades de saúde e entidades localizadas em municípios da Baixada Fluminense receberam 870,9 litros do total. Já a comunidade interna foi contemplada com 376,7 L.

Para continuar a suprir as necessidades de mais pessoas e instituições, a Universidade pede a contribuição da comunidade para aquisição de álcool de 92° a 99°, de embalagens (de 200 mL, 300 mL, 500 ml, 1L, 5L ou 20 L) e outros insumos, inclusive para produção de máscaras. Saiba como participar dessa iniciativa na página da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (Fapur): fapur.org.br/alcool70/

 

Motivadas por outras iniciativas solidárias na UFRRJ – como a fabricação de álcool 70° no Instituto de Química (IQ) – as integrantes da Unidade de Produção de Artigos Têxteis (Upat), ligada ao Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria (DEDH), decidiram tocar o projeto. Com a ideia na cabeça… faltava a máquina de costura na mão.

A Upat é composta por três professoras do DEDH – Celina Angélica Lisboa Valente Carlos, Consuelo Salvaterra Magalhães e Débora Pires Teixeira – além da técnica Luanda dos Santos Alves.

Com as máquinas de costura voluntárias em ação, o resultado foi um primeiro lote de 500 unidades, destinadas aos servidores que continuam a trabalhar na Rural e aos estudantes que permanecem alojados. A Divisão de Saúde (Postinho) foi o primeiro setor a receber por conta de sua necessidade urgente por esse material. Ontem (15/4), os servidores da Divisão de Guarda e Vigilância (DGV) foram contemplados, já que eles têm amplo contato com o público interno e externo.

A história desta iniciativa foi contada na notícia publicada no portal: https://portal.ufrrj.br/departamento-de-economia-domestica-e-hotelaria-distribui-mascaras-de-protecao-na-ufrrj/

A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e a  Reitoria da UFRRJ convidam a comunidade acadêmica para o cadastramento e registro das atividades em desenvolvimento e/ou a serem implementadas de ações temporárias e emergenciais para o contexto da pandemia mundial da Covid-19.

A chamada visa analisar as medidas, cadastrá-las e fornecer apoio institucional aos planos de trabalho propostos, de acordo com as possibilidades da UFRRJ. O coordenador das proposta deve ser técnico-administrativo ou docente da universidade em efetivo exercício.

As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail disponível no edital (documento está abaixo) até o dia 10 de abril.

Clique aqui para conferir todas as informações da Chamada Pública.

 

Postado em 06/04/2020 – 21:32

Em tempos de pandemia, a informação se mostra uma das principais aliadas no enfrentamento ao coronavírus. Na UFRRJ, desde a suspensão das atividades acadêmicas, diferentes grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade se mobilizaram em ações online de conscientização e combate à COVID-19 para atender a comunidade acadêmica e o público em geral. Com o objetivo de auxiliar na difusão dessas ações, alunos da graduação bolsistas do grupo PET Sistemas de Informação (PET-SI) lançaram a plataforma #RuralContraCorona.

A disseminação acelerada da Covid-19 desencadeia uma gigantesca demanda por dados e interpretações consistentes em tempo real. O programa de pós-graduação em Humanidades Digitais da UFRRJ está utilizando o site https://www.ppgihd-open-lab.com/ como instrumento de colaboração no esforço de sistematização e análise crítica de dados e outras informações relevantes.

O corpo docente do programa também está amadurecendo projetos de pesquisa e desenvolvimento visando oferecer conhecimentos inovadores referentes a diversos aspectos da pandemia, particularmente na Baixada Fluminense.


Skip to content