IQ/UFRRJ participa de pesquisa sobre novo teste para coronavírus

Desenvolver um novo tipo de teste para detecção da Covid – mais rápido, simples e barato. Este é o objetivo de pesquisadores que atuam no projeto “Formulação Sinalizadora para detecção do coronavírus”, que conta com professores da UFRRJ. A pesquisa é uma parceria entre o Instituto de Inovação Firjan-Senai-Química Verde, a empresa Scienco e o Instituto de Química da Rural, representado pelos professores Marco Edilson Freire de Lima, Rosane Nora Castro e José Carlos Netto Ferreira.

 

A pesquisa foi destaque no Jornal Nacional da TV Globo, exibido em 30 de julho. De acordo com a reportagem, os pesquisadores desenvolveram moléculas capazes de reconhecer o vírus e se ligar a ele. “Depois, acrescentaram estruturas químicas que emitem luz e deixam as moléculas com uma cor fluorescente. Quando elas encontram o vírus e a cor desaparece, o resultado é positivo”.

O próximo passo é a realização de testes com amostras reais – como secreções do nariz e da garganta de pacientes – para saber se o método é capaz de detectar pequenas partículas do vírus, além de não reagir com outros vírus parecidos.

Assista à reportagem do JN em https://glo.bo/33rJtgw

(Com informações da professora Andressa Esteves de Souza dos Santos, IQ/UFRRJ)


Postado em 04/08/2020 - 16:24
Skip to content