Pelo direito à comunicação

Coletivo formado por estudantes da UFRRJ produz reportagens sobre a Baixada Fluminense e a Zona Oeste do Rio

Com a escalada do coronavírus nas periferias, torna-se imprescindível transmitir informação de qualidade à população local, além de noticiar os impactos da pandemia nestas áreas. É neste contexto que o coletivo Página Dezenove foi criado. O nome não faz referência ao Covid-19, mas sim ao ano em que seus nove integrantes ingressaram no curso de Jornalismo da UFRRJ. Moradores da Baixada Fluminense e da Zona Oeste do Rio, os jovens aliam sua formação à experiência local.

A manchete da primeira reportagem divulgada – “Aqui é nós pelos nossos”– dá o tom da atuação do coletivo. “O projeto nos contempla como estudantes e cidadãos. É importante que os moradores das nossas regiões consumam um jornalismo feito por quem conhece suas realidades”, explica Thallys Braga, 21 anos. “A expectativa é amadurecer nosso processo de criação como jornalistas e colaborar para que nossos bairros e cidades recebam oportunidades para serem ouvidos”, completa.

O momento atual impõe o coronavírus como principal pauta e revela a importância da comunicação comunitária. “Moro em Campo Grande, bairro com a maior taxa de mortalidade da cidade do Rio, onde as pessoas continuam vivendo como se nada estivesse acontecendo. A urgência em ajudar a conscientizar é enorme. Como eu posso fazer isso? É preciso que haja um canal onde eu fale de igual para igual e conquiste a confiança do meu semelhante”, afirma Isabelle de Oliveira, 26 anos.

Os jovens comunicadores também estão atentos a outras possíveis pautas na região, as quais pretendem imprimir uma abordagem humanizada. “O coletivo tem o objetivo de buscar o todo com um olhar horizontal, próximo a quem entrevistamos. As pessoas não podem ser meras estatísticas”, diz Lucas de Andrade, 21 anos, que complementa: “Sempre estaremos em busca de boas histórias com esse recorte geográfico. Assuntos como educação à distância, por exemplo, já estão em nosso radar”, conclui.

Integram o Página Dezenove: Diogo GomesFábia OliveiraGabriele FreitasIsabelle de OliveiraLucas de AndradePedro Henrique CaboThallys BragaVictória Santana e Vivian Bonaço. Para entrar em contato com a equipe, envie um e-mail para pagdezenove@gmail.com

As reportagens produzidas são publicadas no site medium.com/pagdezenove e divulgadas no Twitter e no Instagram @pagdezenove .

Texto: Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.

Imagem: Coletivo Página Dezenove.

Postado em 08/05/2020 - 15:07