Projeto de divulgação científica voltada para o cotidiano é lançado na UFRRJ

por Cleiton Bezerra*

O projeto “A Rural está com você”, lançado no dia 14 de abril, tem o objetivo de divulgar, por meio de vídeos, os conhecimentos produzidos na Universidade e aplicáveis no cotidiano dos cidadãos durante a pandemia.

Os primeiros vídeos mostraram, por exemplo, como fazer sabão caseiro com óleo de cozinha usado, e orientações jurídicas para questões surgidas durante o isolamento social. A ideia do projeto partiu dos professores Edson de Souza, do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública(IV) e Maurício Mancini, do Departamento de Engenharia Química (IT).  Integram também o grupo multidisciplinar de profissionais a professora Alessandra Carvalho, do Departamento de Letras e Comunicação (ICHS); o professor Clayton Gitti, do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública (IV); e o jornalista Cleiton Bezerra, da assessoria de comunicação da Pró-Reitoria de Graduação.

Os vídeos produzidos são avaliados pelo grupo que coordena o projeto e publicados pela equipe da Coordenadoria de Comunicação Social no canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/universidaderural

Os professores da Universidade interessados em participar do projeto precisam entrar em contato pelo e-mail ruralcomvoce@gmail.com para obter mais informações.

Sobre os vídeos

O participante do projeto deverá produzir vídeos de no máximo 3 min. Basicamente, no vídeo ele deve: se apresentar dizendo nome e cargo; apresentar sua pesquisa e/ou algum benefício dela; além de ter atenção com o ambiente onde gravará (luz e som) e colocar o enquadramento na horizontal.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: ruralcomvoce@gmail.com para receber outras orientações em relação a construção do roteiro (ordem das informações do vídeo) e a captação do áudio/som.

Os vídeos produzidos no projeto estão disponíveis nas páginas oficiais da Rural no Facebook e no Instagram, além disso também foi criada uma playlist exclusiva no canal oficial da UFRRJ no YouTube para agrupar os conteúdos.

* assessoria de comunicação da Prograd

Postado em 28/04/2020 - 11:00