Professora da UFRRJ ensina receitas saudáveis e de baixo custo

 

Em vídeos divulgados no canal oficial da Universidade no YouTube, a professora Elga Batista da Silva, do Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria (DEDH/ICSA), ensina o preparo de receitas fáceis e baratas com aproveitamento integral dos alimentos e outras estratégias para promover uma alimentação mais equilibrada.

O projeto integra a Frente Única de Combate ao Coronavírus da UFRRJ, que desenvolve ações em múltiplas áreas durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. A proposta da docente é apresentar uma gastronomia saudável e de baixo custo.

“Ensinamos receitas acessíveis, com características sensoriais agradáveis e com alimentos funcionais que, além de nutrir, trazem algum benefício adicional à saúde”, explica Elga, que é especialista em Ciência e Tecnologia de Alimentos. O vídeo desta semana, por exemplo, traz um preparo com abacate, fruta rica em ácidos graxos poliinsaturados.

Gravadas em ambiente doméstico, as produções também trazem informações sobre educação nutricional. Além de receitas, a professora irá ensinar sobre branqueamento de vegetais, técnica simples que prolonga a vida útil destes alimentos. Se cozinhar pode ser uma ferramenta terapêutica para muitos, a promoção da alimentação equilibrada é questão de saúde para todos.

“Hoje tem se falado muito na imunidade como fator que pode contribuir para que uma pessoa seja mais ou menos vulnerável às infecções em geral. É importante pensar que a imunidade não se constrói da noite para o dia. A manutenção da saúde, bem como a imunidade, são construídas a partir de hábitos saudáveis e frequentes”, conclui.

Para assistir aos vídeos, clique no link a seguir:

 

Texto: Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.

 


Postado em 15/05/2020 - 13:41
Skip to content