Projeto da UFRRJ incentiva população a aprender com a História

Em um cenário de desinformação e fake news, ganham força nas universidades públicas iniciativas voltadas à popularização da ciência. É neste contexto que atua o grupo de trabalho História & Saúde, formado por professores e estudantes do Instituto Multidisciplinar (IM), câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ.

“O grupo produz material educativo articulando o conhecimento histórico sobre as doenças e as epidemias ao longo do tempo, visando conscientizar em relação aos cuidados com a saúde, a prevenção às doenças, a valorização da ciência e as  fontes de informação seguras”, explica Mônica Martins, professora do Departamento de História do IM/UFRRJ e coordenadora do projeto.

A proposta dos pesquisadores inclui a publicação diária de cards nas redes sociais. “As informações são divulgadas de forma didática e de fácil compreensão para as pessoas de várias faixas etárias e níveis de conhecimento”, afirma a docente. A diagramação do material é realizada pela designer Juliana Affonso, técnica-administrativa da Universidade.

O grupo produziu também um vídeo cujo objetivo é o mesmo dos cards: explicar a importância de aprender como a humanidade enfrentou outras epidemias. “Com o estudo da História, podemos compreender aspectos do passado que podem ser aperfeiçoados no presente”, reitera Mônica. Além da divulgação nas redes sociais* da Universidade, o material é publicado no perfil no Instagram @historiaesaudeufrrj .

O projeto integra a Frente Única de Combate ao Coronavírus da UFRRJ, que desenvolve ações em múltiplas áreas durante o período da pandemia de Covid-19. A equipe do História & Saúde é composta pelos docentes Mônica Martins (DH/IM), Marcelo Berriel (DH/IM), Elis Regina Barbosa (DAT/IM), Pedro Parga (PNPD/PPHR), Luis Guilherme Kalil (DH/IM), Raquel Anne Assis (DH/IM) e pelos estudantes de pós-graduação e de graduação Fabiane Lima (PPGPACS), Edite Moraes (PPHR), Marina Soares (PPHR) e Lucas Amaral (História/IM).

A seguir, confira todos os cards já divulgados:

Série História & Saúde

Redes sociais da UFRRJ:

Twitter: @ufrrjbr | Facebook: fb.com/universidadefederalrural | Instagram: @universidadefederalrural

Texto: Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.

Postado em 20/05/2020 - 12:01