Redes sociais do PET Floresta debatem questões socioambientais durante a pandemia

Perfil do PET Floresta no Instagram

Acostumados a desenvolver projetos em escolas e a promover eventos ambientais junto à comunidade de Seropédica, foi um desafio para os integrantes do PET Floresta manter as atividades de ensino, pesquisa e extensão durante o período de isolamento social. Participante do Programa de Ações Estratégicas de Enfrentamento da Pandemia de Covid-19, desenvolvido em parceria com outros programas de educação tutorial da Universidade, o PET Floresta é responsável por materiais sobre as temáticas socioambientais.

Coordenados pela professora Vanessa Maria Basso, os treze estudantes que integram o projeto iniciaram a produção de conteúdo para os perfis do PET Floresta no Facebook e no Instagram. “No início foi um grande desafio, pois nem todos alunos têm internet regular, usávamos pouco as redes sociais e não estávamos acostumados a utilizar ferramentas para criação de artes digitais”, conta Vanessa. Recentemente, o grupo participou de dois minicursos oferecidos pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).

Das iniciativas desenvolvidas nas redes sociais, destaca-se o Horta em Casa, que divulga informações sobre espécies vegetais; o PET Indica, com dicas de entretenimento focadas na área ambiental; o TBT PET 10 anos, com vídeos de egressos; e a divulgação de cartilhas como um material mais completo que pode, inclusive, ser utilizado posteriormente em atividades presenciais.

“Investimos na formulação de materiais que tragam a importância da água e o meio ambiente, entre outros fatores, que podem agravar a atual situação brasileira no enfrentamento da pandemia. Entender a importância da conservação dos ambientes naturais contribui para práticas educativas, associando também o não desperdício de água”, explica Vanessa.

As publicações estão disponíveis para download gratuito. Para baixar os documentos, clique nos títulos a seguir:

1. Cartilha Bacias Hidrográficas
  2. Cartilha Ciclo da Água
  3. Cartilha Rios Voadores
  4. Cartilha Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)
  5. Cartilha APP
  6. Cartilha Pagamento por Serviços Ambientais Hídricos
  7. Cartilha Reserva Legal

A seguir, confira algumas sugestões da série PET Floresta Indica:

Oficialmente denominado Formação Através de Vivências em Atividades Florestais Sustentáveis, o PET Floresta é composto por alunos e professores do curso de graduação em Engenharia Florestal da UFRRJ e busca integrar o conhecimento das áreas de Silvicultura, Manejo Florestal, Tecnologia de Produtos Florestais e Ciências Ambientais.

Integrantes do Programa de Educação Tutorial da Engenharia Florestal | Divulgação PET Floresta

Acompanhe o projeto nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/petfloresta

Instagram: instagram.com/petflorestaufrrj/

Por Michelle Carneiro, jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).

Postado em 02/09/2020 - 12:19