Dois estudantes de graduação em Relações Internacionais, em programa de mobilidade internacional, escreveram uma análise sobre a pandemia na América Latina, com atenção ao México, país em que ambos se encontram.
O artigo intitulado “América Latina ao extremo: relato a partir da cidade do México”, produzido por Ana Luisa Senna, atualmente na Universidad Nacional Autónoma de México, e Jhonatan Bento da Silva, na Universidad Autónoma de Tlaxcala, foi publicado na Revista Espaço e Economia, no qual mostram e discutem visões da pandemia e as medidas de isolamento social praticadas no país.
Trecho:
“Mas, sair do México não é simples, e se o seu destino for o Brasil torna-se ainda mais complexo, já que o país apresenta números ainda mais alarmantes. Afinal, embora grande parte da população tente agir com sensatez respeitando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e as demais autoridades locais, muitos subestimam o potencial destrutivo do vírus e continuam fazendo suas atividades normalmente. Não somente as essenciais, mas também as dispensáveis e mundialmente repreendidas, como sair para passear ou ir na academia. Todos se preocupam, mas pouco é feito. O humor atua como uma válvula de escape nos meios digitais, mas o medo é real e constante. E, ironicamente, o que mais preocupa para quem está acompanhando as notícias no país são as falas do chefe de Estado brasileiro – aquele que foi eleito para solidificar a soberania nacional e proteger sua população, mas, que no momento, age de forma pejorativa perante às medidas de segurança.”
Ana Luisa Senna foi contemplada pelo Edital N.º 05/2019- Corin-UFRRJ para concessão de auxílios financeiros para mobilidade internacional em instituições da América Latina e o Caribe. Jhonatan Bento da Silva foi contemplado pelo Edital n° 015/2019 – Corin/UFRRJ Programa de Intercâmbio de estudantes Brasil-México (Bramex).
O artigo pode ser lido em: https://bit.ly/3bO1xCV
CCS com informações da Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – Corin/UFRRJ