Com dúvidas? Prograd divulga respostas para perguntas frequentes

O atendimento realizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) será feito exclusivamente de forma remotaenquanto durar o período de suspensão das atividades acadêmicas.

No texto a seguir, há uma série de respostas às perguntas mais frequentes enviadas pelos estudantes, além de uma lista de e-mails para tirar dúvidas com os setores da Prograd.

Aqui você encontrará respostas para dúvidas que vão desde: estágio; matrícula da 3ª lista de espera do SiSU 2020.1; Colação de Grau Extraordinária; matrícula em disciplinas pelo SIGAA; até Calendário Acadêmico 2020, posição da UFRRJ sobre aulas presenciais para EAD etc.

Tendo novidades as mesmas serão incluídas aqui neste comunicado, por meio de atualizações diárias. Fique atento(a)!

 

1 – Quando as aulas retornarão?

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde e da Administração da UFRRJ, diante do atual quadro de pandemia, não há previsão de retorno. Toda a comunidade acadêmica deverá atentar e acompanhar a atualização das informações publicadas dos canais oficiais da UFRRJ.

 

2 – Quais Atividades acadêmicas foram suspensas?

Todas as atividades acadêmicas foram suspensas, como por exemplo: aulas, monitoria, apresentação de trabalho, defesas de monografias, entre outras.

 

3  – Neste período de pandemia, a Prograd estuda a possibilidade de ministrar componentes curriculares dos cursos presenciais na modalidade EAD?

Neste momento em que as atividades acadêmicas foram suspensas pela Administração Central, não há previsão da oferta de componentes nesta modalidade.

(Atualização: 20/03 – Comunicado da Administração Central sobre o ensino a distância durante a pandemia)

 

4 – A cerimônia de Colação de Grau Extraordinária agendada será mantida?

Não, assim como as atividades acadêmicas, a cerimônia foi suspensa e não há previsão de nova data.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação, pois assim que tivermos esta informação ela será amplamente divulgada (a princípio não terá aviso individualizado por e-mail)!

 

5 – Como ficarão as atividades de monitoria e o pagamento das bolsas?

Como já informado na pergunta 1, todas as atividades acadêmicas foram suspensas. Em relação ao pagamento das bolsas referentes ao mês de março, será feito pagamento parcial.

 

6 – Quando será a manifestação de interesse da última chamada do SiSU?

Está confirmado o adiamento da convocação para a Manifestação Virtual de Interesse na 3ª Chamada da Lista de Espera SiSU 2020.1. Esta etapa do processo passará a ser realizada depois do reinício das atividades acadêmicas.

Não deixe de acessar ao portal “Acesso SiSU-UFRRJ” para ficar por dentro das informações sobre o processo.

 

7 – Quando será realizada a matrícula dos convocados da 3ª chamada da lista de espera, para ingresso nos cursos de graduação do 1º período letivo de 2020?

Considerando que até o momento não houve alteração do calendário do MEC, no qual consta que o prazo para realização da última chamada deve ser até 30 de abril, diante da situação de pandemia, a UFRRJ está definindo de que forma será viabilizada está chamada.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação, pois assim que tivermos esta informação ela será amplamente divulgada (a princípio não terá aviso individualizado por e-mail)!

 

8 – Em que fase da matrícula dos veteranos em disciplinas estamos?

De acordo com o Calendário de Matrícula 2020-1 (vigente), estamos na fase de Matrícula Extraordinária que compreende o período de 02-03-2020 até 27-03-2020.

 

9 – Quais os prazos do Calendário Acadêmico 2020 que serão alterados?

Todos os prazos deverão ser alterados, visto que as atividades acadêmicas foram suspensas inicialmente por 15 dias.

 

10 – Como faço o acompanhamento do andamento do meu processo (Reintegração, Mobilidade, etc.)?

Inicialmente, o interessado deverá acessar o SIPAC https://sipac.ufrrj.br/public/jsp/portal.jsf, na aba lateral clicar em Processos, preencher os dados e clicar em Consultar Processo.

Em caso de dúvidas, o interessando poderá entrar em contato com o responsável de cada Programa/Assunto:

– Divisão de Registros Acadêmicos (prograd_dra@ufrrj.br );

– Secretaria da Prograd (secretariaprograd@ufrrj.br);

– Assessoria de Comunicação da Prograd (assessoriaprograd@ufrrj.br );

– Setor de Mobilidade Acadêmica (macademica@ufrrj.br );

– Divisão de Registro e Expedição de Diploma (diploma@ufrrj.br );

– Divisão de Estágios (dest@ufrrj.br );

– Monitoria (monitoria@ufrrj.br );

– PET (prog-educ-tut@ufrrj.br);

– Exercício Domiciliar (edomiciliar@ufrrj.br);

– DAACG (daacg.ufrrj@gmail.com);

– Colação de Grau (colacaodegrau.ufrrj@gmail.com);

– EAD (ufrrj.cederj@gmail.com);

– NAI (nairural@ufrrj.brnairuralrj@gmail.com);

– NAGRAD IM (nagrad.im@gmail.com);

– PARFOR/Portarias/Alocação PAT (jessicamedeiros@ufrrj.br).

 

11 – Quais os dias da semana que a Prograd atenderá os discentes presencialmente?

Durante do período de suspensão das atividades acadêmicas, não será prestado nenhum atendimento presencial, somente atendimento remoto pelo e-mails informados na resposta dada anteriormente.

 

12 – Preciso retirar meu diploma como faço isso?

Durante do período de suspensão das atividades acadêmicas, não será prestado nenhum atendimento presencial, somente atendimento remoto por e-mail.

 

13 – Precisa de uma declaração com comprovação emitida pela Prograd. Como faço para conseguir?

Durante do período de suspensão das atividades acadêmicas, não será prestado nenhum atendimento presencial, somente atendimento remoto por e-mail. Os discentes poderão emitir atestado de matrícula e declaração de vínculo diretamente através do SIGAA.

 

14 – Como faço para dar entrada na solicitação de exercício domiciliar?

Durante do período de suspensão das atividades acadêmicas, não será realizado o exercício domiciliar. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: edomiciliar@ufrrj.br.

 

15 – Quais atividades da divisão de estágios serão mantidos?

Durante do período de suspensão das atividades acadêmicas, inclusive estágio, não será prestado nenhum atendimento presencial, somente atendimento remoto por e-mail: dest@ufrrj.br.

 

16 – Como posso obter atendimento da Prograd?

Todo atendimento será feito exclusivamente de forma remota, enquanto durar o período de suspensão das atividades acadêmicas, pelos e-mails:

– Divisão de Registros Acadêmicos (prograd_dra@ufrrj.br);

– Secretaria da Prograd (secretariaprograd@ufrrj.br );

– Assessoria de Comunicação da Prograd (assessoriaprograd@ufrrj.br );

– Setor de Mobilidade Acadêmica (macademica@ufrrj.br );

– Divisão de Registro e Expedição de Diploma (diploma@ufrrj.br );

– Divisão de Estágios (dest@ufrrj.br );

– Monitoria (monitoria@ufrrj.br );

– PET (prog-educ-tut@ufrrj.br);

– Exercício Domiciliar (edomiciliar@ufrrj.br);

– DAACG (daacg.ufrrj@gmail.com);

– Colação de Grau (colacaodegrau.ufrrj@gmail.com);

– EAD (ufrrj.cederj@gmail.com);

– NAI (nairural@ufrrj.brnairuralrj@gmail.com);

– NAGRAD IM (nagrad.im@gmail.com);

– PARFOR/Portarias/Alocação PAT (jessicamedeiros@ufrrj.br).

 

Perguntas e Respostas – Divisão de Estágios

 

1 – Como será o atendimento ao público na DEST?

Durante do período de suspensão das atividades acadêmicas, não será prestado nenhum atendimento presencial, somente atendimento remoto pelo e-mail dest@ufrrj.br.

 

2 – A DEST receberá e assinará Termos de Compromisso de Estágio obrigatório ou não obrigatório no período de 16/03/2020 a 30/03/20?

Em razão da suspensão das atividades acadêmicas, a DEST não cadastrará e não assinará Termos de Compromisso de Estágio, obrigatório ou não, durante este período.

 

3 – O estágio não obrigatório realizado na UFRRJ será suspenso?

A determinação para suspensão das atividades acadêmicas se restringem àquelas realizadas no âmbito da UFRRJ.

 

4- Terei que cumprir as atividades presenciais de estágio durante o período de suspensão das atividades na Universidade?

Cada chefia/orientador de estágio deverá avaliar a realização das atividades, seguindo as orientações dadas pela Administração Central da UFRRJ.

 

5- O pagamento da minha bolsa de estágio será suspenso?

Não há qualquer recomendação quanto à suspensão das bolsas, desde que a frequência seja lançada pelos supervisores.

 

6- Houve alteração em relação ao lançamento da frequência?

Deverá ser lançada normalmente pelo respectivo supervisor do estágio, através do link http://r1.ufrrj.br/sba/estagio/index.php, entre os dias 01 até 05 de cada mês .

 

7- Serão celebrados novos convênio de estágio?

Em razão da suspensão das atividades acadêmicas, a DEST não abrirá processos de celebração de novos convênios de estágios.

 

8 – Os processos que já foram abertos para celebração de convênios de estágios terão seus prazos mantidos?

A DEST dará andamento aos processos que já foram abertos, porém os prazos devem ser ampliados.


Postado em 17/03/2020 - 15:32
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