Reiteração das medidas recomendadas para o retorno seguro às atividades presenciais

Nota à comunidade universitária reiterando as medidas recomendadas pelo Comitê de Acompanhamento ao Coronavírus para o retorno seguro das atividades presenciais

Prezados integrantes da comunidade universitária da UFRRJ,

A Reitoria da UFRRJ, vem por meio desta nota, reiterar as medidas recomendadas pelo Comitê de Acompanhamento ao Coronavírus na COMUNICAÇÃO Nº 44/2022 – GABREI, de 02/03/2022 (comunicado na íntegra em: https://bit.ly/3MBDQRp), de modo a garantir o retorno seguro das atividades presenciais na instituição, tendo em vista que o estado de emergência de importância internacional, decorrente da pandemia da COVID-19 ainda persiste e, em alguns países do mundo, vem se agravando pela circulação de novas variantes do coronavírus, tais como a Ômicrom e a Deltacrom.

Em que pesem as recentes decisões tomadas por alguns prefeitos e governadores em favor da flexibilização do uso de máscaras em locais fechados, a Reitoria reitera que está mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras durante todo o tempo de permanência nas instalações da UFRRJ, cuja recomendação se aplica a todos os ambientes e câmpus, em razão desta se constituir em uma das mais importantes medidas para o controle da transmissão do coronavírus.

O uso obrigatório de máscaras, além de ter sido recomendado pelo Comitê de Acompanhamento do Coronavírus na UFRRJ, por meio da COMUNICAÇÃO Nº 44/2022 – GABREI, foi aprovado pelos membros do CONSU em sua 242ª Reunião Extraordinária do Conselho Universitário, ocorrida no dia 03/03/2022, com amparo no Art. 207 da Constituição Federal que assegura às universidades o exercício da autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.

Por fim, reiteramos, ainda, que o Comitê de Acompanhamento do Coronavírus prosseguirá com o seu trabalho de monitoramento permanente dos indicadores epidemiológicos da COVID-19, fazendo uso da metodologia de pesquisa e análise até aqui adotada, de modo a assessorar a comunidade universitária com informações confiáveis e cientificamente embasadas sobre os rumos e a dinâmica da pandemia.

Na expectativa de podermos contar com a compreensão e colaboração de todos, neste esforço coletivo para a preservação de vidas, desde já agradecemos.

Atenciosamente,

Reitoria da UFRRJ.

Postado em 22/03/2022 - 18:02
  • Realização:

Este site é uma produção da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFRRJ, criado para reunir todas as ações universitárias no período de isolamento social e teletrabalho impostos pela pandemia de coronavírus em 2020.

• Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    BR-465, Km 7 Seropédica-Rio de Janeiro