UFRRJ exige comprovante vacinal contra Covid-19 para retorno às atividades presenciais

O Conselho Universitário (Consu) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) estabeleceu, como medida sanitária de caráter excepcional, a prévia comprovação de vacinação contra Covid-19 para o acesso e a permanência nos espaços físicos dos câmpus universitários.

Discentes e servidores, tanto docentes como técnicos-administrativos, deverão comprovar que estão efetivamente imunizados contra Covid-19, há pelo menos 15 dias, após terem tomado a segunda dose, ou a dose única, dentro do ciclo de vacinação vigente.

Para fins comprobatórios de vacinação, serão considerados válidos o certificado de vacina digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde – Conecte SUS, bem como o comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação.

Para mais informações, consulte a deliberação n° 428/2021 – SAOC e seu anexo, de 4 de novembro de 2021,  nos links a seguir:

DELIBERAÇÃO Nº 428-2021 – SAOC – Obrigatoriedade de comprovação vacinal – 04-11-2021

Delib-428-CONSU-2021-Anexo -Comprovação vacinal – 04-11-2021

É importante reforçar que não estão autorizados ao retorno gradual às atividades presenciais nas dependências da instituição os servidores (docentes e técnicos-administrativos) e os discentes que não cumprirem com as disposições contidas na deliberação 428/2021.  Os casos não previstos e controversos na aplicação da deliberação serão submetidos ao Consu.

Ainda não se vacinou? Vacinação contra Covid-19 é segura e eficaz

A vacinação contra Covid-19 é efetivamente o principal meio para controlar a pandemia e evitar casos graves da doença. Todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são seguras e eficazes.

É imprescindível completar o esquema vacinal, no caso dos imunizantes que necessitam de duas doses. Você tem dúvidas sobre a importância da segunda dose? Assista ao vídeo da doutora Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz):

Não hesite. Complete seu esquema vacinal. Procure um posto e se vacine!

Mesmo com a vacinação, uso de máscaras e outros cuidados serão exigidos

De acordo com deliberação do Consu, a Universidade Rural está em bandeira amarela, o que significa situação de atenção máxima. Nesta fase, é obrigatório o uso de máscaras para todos os indivíduos, de acordo com a proposta de diretrizes para o plano de retomada de atividades administrativas e acadêmicas da UFRRJ, disponível aqui para consulta e download.

O Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus na UFRRJ disponibiliza peças de comunicação visual com orientações específicas para cumprimento das medidas de biossegurança que deverão ser adotadas pelos diversos setores da instituição. Para baixar o material gráfico, acesse: https://coronavirus.ufrrj.br/procedimentos-para-retorno-presencial/

Acompanhe todas as notícias sobre a retomada gradual das atividades presenciais no site https://coronavirus.ufrrj.br/

Postado em 08/11/2021 - 12:18
  • Realização:

Este site é uma produção da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFRRJ, criado para reunir todas as ações universitárias no período de isolamento social e teletrabalho impostos pela pandemia de coronavírus em 2020.

• Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    BR-465, Km 7 Seropédica-Rio de Janeiro