Mais uma iniciativa de produção de álcool 70 está sendo realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. As docentes do curso de Farmácia, Jaqueline Rocha Borges dos Santos e Luciana Macedo Brito, começaram a manipular a formulação nesta terça-feira, 26, no laboratório do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. No primeiro dia, foram preparadas 220 embalagens com 100 ml de álcool em gel.
Segundo Jaqueline Borges, a produção será retomada na sexta-feira, 29, quando também pretendem distribuir o material aos estudantes alojados e aos servidores da Divisão de Guarda e Vigilância. Na próxima semana, as docentes iniciarão a preparação de sabonete líquido.
O trabalho das professoras recebe apoio do PET Saúde da UFRRJ; e tem auxílio financeiro da Associação de Docentes da UFRRJ e da Pró-Reitoria de Extensão(Proext), por meio da chamada pública “Programa de Ações Estratégicas de Enfrentamento da Pandemia Covid-19”. O projeto aprovado na Proext chama-se “Articulação de saberes ao desenvolvimento de ações educativas, de lazer, para acolhimento e conhecimento sobre a pandemia de COVID-19 causada por SARS-CoV-2 à comunidade acadêmica e à população da Baixada Fluminense”, também chamado de “Frente Única da UFRRJ contra o coronavírus”.
Imagens: divulgação